21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: No restaurante Origens quem dita os pratos do chef Gonçalo Queiroz é a natureza

Origens Restaurante

As estações do ano já não assumem os seus lugares como antigamente, que o diga Gonçalo Queiroz, com 38 anos e uma década dedicada às receitas e bancadas de cozinha.

Em declarações ao Evasões, Gonçalo Queiroz, chef do Origens, refere que “faz parte do ADN do Origens respeitar a sazonalidade dos ingredientes e dos produtos com os quais trabalhamos. É por isso que sentimos a necessidade de criar uma nova carta, que dê vida ao melhor que a natureza nos oferece e que é também o que o nosso paladar mais aprecia”.

De acordo com o Evasões, quem reservar uma mesa neste restaurante de Évora referido no Guia Michelin, até meados de setembro, vai encontrar uma carta feita à base de produtos sazonais da estação do verão, como figos frescos flamejados com moscatel de Setúbal, presunto, rúcula e amêndoa; salada de beterraba com queijo de ovelha curado; e corvina com arroz de lingueirão, entre outros pratos feitos com produtos que facilmente encontramos durante esta estação, em qualquer mercado.

Segundo o chef, devido à mudança das estações e ao respeito pelos produtos sazonais, as alterações no menu ocorrem “quatro ou cinco vezes por ano”.

O outono vai trazer novos produtos até este estabelecimento como a carne de raça alentejana mertolenga. De acordo com Gonçalo Queiroz, “Utilizamos produtos da região e desta forma apostamos numa economia circular e num planeta mais sustentável. Para tirarmos melhor partido deles, a Natureza escolhe o que nos vai dar em cada estação do ano”. “É um projeto familiar, no qual consideramos que alguns pratos tradicionais ou até rústicos podem levar um toque moderno”, acrescenta.

A vida de Gonçalo e Eugénia deu várias voltas até se fixarem na cidade de Évora e chegarem ao “Origens”. Ambos naturais do Barreiro, Eugénia chegou a Évora para estudar Matemática Aplicada, enquanto que Gonçalo tinha o sonho de ser barman mas, segundo o chef, “Depois vi um chef a fazer empratamentos bonitos e quis aprender a cozinhar. Sabia que era uma área muito difícil, mas quis aprender, porque gostava de fazer coisas com as mãos”.

Gonçalo ainda se aventurou no Dubai, onde trabalhou no “Picante”, tido como “o primeiro restaurante de cozinha portuguesa no Médio Oriente”, situado no Four Points by Sheraton e muito procurado pela comunidade portuguesa que reside naquela cidade. Depois da passagem por vários restaurantes e hóteis, chegaram finalmente ao “Origens”, na cidade que escolheram para viver, Évora.

Segundo o Evasões,o restaurante hoje trabalha com perto de uma centena de referências, sobretudo de “pequenos produtores do Alentejo”.

 

Fonte: Evasões

Populares