8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Excelência de dezanove vinhos da Região do Alentejo distinguida em concurso

Os vinhos produzidos na região Alentejo são recorrentemente distinguidos pela sua qualidade e excelência e são muitos o sprémios atribuídos aos produtores de vinho desta região.

Recentemente, dezanove vinhos da Região Alentejo, foram objeto de distinção na 10ª edição do concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, organizado pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.

Neste concurso, foram submetidos a concurso um total de 246 vinhos – brancos, tintos e espumantes – e colocados à prova por 99 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, Clientes e Associados do Crédito Agrícola.

Após as provas cegas, foramdistinguidos 75 vinhos, dos quais 70 com a medalha de ouro, três com a grande medalha de ouro e duas distinções para vinho de produção sustentável: o Grande Rocim reserva Alentejo Tinto 2021 da Herdade Rocim e o Herdade São Miguel Reserva IG Alentejano tinto 2021, da Casa Relvas.

Na categoria de vinhos brancos, foram distinguidos cinco vinhos: Família Margaça Reserva 2021, da Margaça; Herdade São Miguel Esquecido 2022, da Casa Relvas; Monsaraz Bivarietal Antão Vaz e Verdelho 2022, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz; Porta da Ravessa Reserva 2022, da Adega Cooperativa de Redondo; e o Reguengos Régia Colheita Reserva 2022, da CARMIM.

No que respeita aos vinhos tintos foram atribuídas onze distinções: Artesano By Helena Reserva 2019, da Elite Vinhos; Grande Rocim Reserva  2021, da Herdade do Rocim; Herdade de Ceuta Reserva 2019, da Elite Vinhos; Herdade dos Veros Reserva 2020, da JJMR Sociedade Agrícola; Herdade São Miguel Reserva 2021, da Casa Relvas; Mingorra Reserva 2019, de Henrique Uva; Monsaraz Reserva 2020, da CARMIM; Mouras de Arraiolos Grande Reserva 2018, da Sociedade Agrícola da Herdade das Mouras de Arraiolos; Porta da Ravessa Grande Escolha 2018, da Adega Cooperativa de Redondo; Poupinha Reserva 2021, da Sociedade Agrícola Herdade da Poupa; e o Reguengos Trifolium Grande Reserva 2019, da CARMIM.

Foi também premiado, com uma Grande Medalha de Ouro, o vinho Artesano Perrum Reserva Vinho Regional Alentejano 2021, da Elite Vinhos, na categoria de vinhos brancos.

A Cerimónia de Entrega de Prémios, que assinalou a 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, foi conduzida pela Sílvia Alberto e contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, do presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, do presidente da Associação dos Escanções de Portugal,Tiago Paula, do presidente do IVV, Bernardo Gouvêa, do presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, representantes de Comissões Vitivinícolas Regionais, assim como produtores de várias regiões vitivinícolas e responsáveis das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de todo o país.

O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas. Esta é mais uma iniciativa do Grupo Crédito Agrícola para apoiar o sector vitivinícola, Cooperativas e Produtores locais, e o desenvolvimento das economias locais.

Populares