O Regimento da Cavalaria 3 ,em Estremoz,membro da Brigada de Reação Rapida desde 2014, prepara exercício “Bagdade 15”, uma missão “não executiva” que vai dar formação e treino ás forças de segurança do Iraque, o segundo contingente é constituído por 30 militares (11 Oficiais,16 Sargentos e 3 Praças). A referida operação militar está inserida na Coligação Internacional(CI),que atualmente conta com 40 países aliados para a paz, pretende travar as intenções do autoproclamento do Estado Islâmico, de forma a restaurar a estabilidade e segurança nos países daquela região.A Radio Campanário foi assistir aos treinos do Teatro de Operações (TO) do Iraque ,para apurar/perceber : como estão a ser preparados os militares, a data de partida do segundo contigente.Bem como, as dificuldades a que podem estar sujeitos.
O Major-General Carlos Perestrelo, dá a conhecer a data de partida do segundo contigente para o Iraque.Revela ainda que Estremoz reune as condições para esta missão.
Nuno Duarte, mostra-se satisfeito pela confiança que o Comandante do Exercito depositou no Regimento da Cavalaria 3. O Comandante da Cavalaria,recorda que ,o ultimo aprontamento, feito por Estremoz, foi pelo 25 de Abril de 1974. Aponta como maior perigo, o facto de os militares estarem isolados durante seis meses e por consequência o desgaste psicológico.
Em entrevista, o Comandante das Forças que chefia este segundo contigente, explica as instruções que têm sido praticadas, destaca ainda os riscos da operação.