27.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exportação de cortiça alcança recordes em 2022

De acordo com os últimos dados do Boletim Estatístico da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), o setor da cortiça alcançou recordes nas suas exportações. Com 1,212 milhões de euros, este setor apresentou um crescimento de 7,6% face a 2022.

 

Segundo o documento, as rolhas de cortiça destacaram-se com um crescimento de 8,4%, no entanto, de modo geral, a evolução das exportações foi “positiva para todos os produtos de cortiça”.

 

No ano de 2022 “acentuou-se a tendência de evolução dos últimos anos: as exportações de rolhas de aglomerado continuaram a conquistar terreno às de rolhas naturais, com crescimentos de 11,6% e 5,8%, respetivamente”, segundo o boletim.

 

Os dados da APCOR indicam que em relação a mercados externos, “as exportações portuguesas cresceram para três dos cinco principais mercados neste ano” e que as exportações de cortiça para França “registaram um novo aumento, de 16,4%, comparativamente a 2021, ascendendo a 232 milhões de euros”.

 

Para o mercado italiano as exportações do setor cresceram 16,5%, “o segundo melhor desempenho entre os cinco principais mercados”, atingindo “um novo máximo para este mercado de destino” de 134 milhões de euros.

 

A APCOR viu as suas exportações com o mercado espanhol, aproximarem-se dos 193 milhões de euros, “um valor 17,5% superior ao exportado em 2021, e um novo máximo para o mercado vizinho”.

No entanto, as exportações para os EUA, Alemanha e para a China caíram 0,5%, 8,9% e 3,9% na devida ordem.

 

 

Fonte: Tribuna Alentejo

Populares