13.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Não há Páscoa sem Santa Bárbara, faça chuva ou faça sol; Há 40 anos no mesmo local” diz Cátia Carapinha(c/som)

 

Borba está hoje em festa. Feriado Municipal, é dia de romaria a Santa Bárbara, uma das tradições mais antigas da cidade e que leva centenas de pessoas para a Ermida de Santa Bárbara, na segunda-feira de Páscoa- Veja as FOTOS aqui

A Rádio campanário esteve no local e falou com Cátia Carapinha, natural de Borba e que desde que se “conhece com gente” que se lembra de passar este dia naquele local.

Cátia Carapinha começou por nos referir “viver a segunda-feira de Páscoa em Santa Bárbara, para mim, faz muito sentido” acrescentando “é uma tradição que se mantém em família.”

No seu caso diz “desde que me lembro de mim pessoa, que venho para cá com a família, cantamos, rimos, divertimo-nos, comemos e bebemos não esquecendo também a parte religiosa.”

Os anos foram passando e as coisas em Santa Bárbara também foram alterando. Cátia Carapinha diz desde logo “o espaço em si pois antigamente não havia aqui nada, não tínhamos mesas, trazíamos nós tudo e também o serviço de Bar e restaurante que agora existe.”

Nós na nossa família mantemos a tradição, no mesmo sítio de há 40 anos atrás” referiu-nos ainda Cátia Carapinha.

Certo é que para esta Borbense “não há Páscoa sem Santa Bárbara, faça chuva ou faça sol”.

 

 

Populares