12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 4, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fábrica que vai produzir primeiro avião português deverá arrancar em 2024 em Ponte de Sor

A vitalidade do cluster de Ponte de Sor, a sua estratégia, oportunidades e desafios para a economia local, fazendo a ligação com a importância da formação, qualificação e retenção de recursos humanos no território, foram os temas que marcaram o primeiro dia de conferências do Portugal Air Summit – Take Off para 2024, no recém-inaugurado edifício da Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A abertura do ciclo de conferências, realizada esta quinta-feira, foi protagonizada pelo Presidente do Município, Hugo Hilário, que no seu discurso assinalou os dez anos da formação de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor e a concretização de investimentos como a conclusão de novas áreas de acolhimento empresarial e da Torre de Informação e Controlo, que se realizaram em 2023.

O Presidente do Município de Ponte de Sor destacou igualmente o impacto do Portugal Air Summit (PAS) na afirmação de Ponte de Sor no cluster da aeronáutica, que se verificou também na economia do concelho e do Alentejo: “o PAS promove organismos nacionais e internacionais, privados e públicos, e fomenta, através destas empresas, a partilha do melhor que se faz neste setor.”

No âmbito d`”A próxima década de investimento em Ponte de Sor”, os representantes das três agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em desenvolvimento no território – Agenda Mobilizadora Aero.next Portugal, Agenda NeuroSpace e Agenda Mobilizadora New Space Portugal – fizeram um ponto da situação do progresso dos seus projetos, que se materializam em duzentos milhões de euros e na potencial criação de cerca de quinhentos postos de trabalho diretos e mais de mil indiretos.

O consórcio Aero.next Portugal, responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa, o LUS 222, anunciou que a construção da fábrica da primeira aeronave portuguesa está prevista para 2024, quando acontecerá a 7ª edição. Por seu turno, o consórcio New Space Portugal terá a capacidade para produzir, nos próximos anos, vinte satélites com engenharia portuguesa e integrados em Portugal.

Esta sexta-feira, 10 de novembro, o dia centra-se na discussão de temas mais abrangentes do setor aeronáutico, como a mudança do contexto no transporte aéreo, o futuro da aviação, a gestão e sustentabilidade das atividades espaciais ou o “crescimento de escolas de pilotos de linha aérea em Ponte de Sor”, no âmbito da comemoração dos dez anos desta atividade no concelho. A fechar, será lançada a 7.ª edição do Portugal Air Summit de 2024.

Ponte de Sor voa mais alto com corrida aérea e balões de ar quente

O fim de semana, 10, 11 e 12 novembro, vai ser marcado pelo espírito competitivo e a adrenalina com a demostração de corrida aérea AIR RACE CHAMPIONSHIP, protagonizadas 10 pilotos na Albufeira de Montargil e aberto ao público. O programa lúdico pode ser consultado aqui: https://portugalairsummit.pt/programa-ludico/

Este programa inédito pretende recriar um ambiente de demonstração de corrida e atrair novos públicos, com os pilotos a superarem ao máximo os seus limites e os das máquinas que irão pilotar num espetáculo que promete ser inesquecível.

Em paralelo, realiza-se o Festival Internacional de Balões de Ar Quente do Alentejo – “Ponte de Sor põe todos de cabeça no ar”, com as suas inúmeras atividades de voos livres e batismos de voo, sempre entre Montargil e a sessão vespertina em Ponte de Sor, sem esquecer o espetáculo Night Glow, que decorre no Jardim do Campo da Restauração.

7ª Edição do Portugal Air Summit 2024: colocar Ponte de Sor no mapa mundial

A edição de 2024 vai marcar o início do novo ciclo de crescimento do projeto, com a realização da cimeira num formato bienal e de carácter internacional, marcada pela forte componente expositiva, destinada a stakeholders nacionais e internacionais, e pela aposta na convergência das áreas científica, industrial, académica e empresarial.

O Portugal Air Summit, realizado desde 2017, e a partir de 2018 em parceria entre o Município de Ponte de Sor e a entidade promotora do evento ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, integra uma estratégia de posicionamento, promoção e desenvolvimento do setor na região e no país, tendo já contribuído diretamente para a atração de investimento gerador de emprego e dinâmica económica, contribuindo para a fixação de famílias, invertendo o ciclo de desertificação da região Alentejo.

Populares