18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Internacional de Dança Contemporânea de Évora vai apresentar espetáculos de 11 criadores

NIT

Um total de 11 criadores vão participar este ano no Festival Internacional de Dança Contemporânea (FIDANC), que vai decorrer na cidade de Évora, entre os dias 9 de setembro e 7 de outubro. O festival conta com um programa que inclui espetáculos, performances, exibição de filmes, ‘workshops’ e conversas.

De acordo com O Atual, o FIDANC é organizado pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), contando co o apoio de várias entidades para a realização daquela que é a 23ª edição do FIDANC.

Segundo a CDCE, o programa conta com espetáculos de dança contemporânea de 11 criadores emergentes e com percurso, nomeadamente Gonçalo Andrade, Vera Mantero, Nélia Pinheiro, Inês Campos, Paulo Ribeiro, Dinis Machado, Miguel Santos, Beatriz Lourenço, Bruno Senune, Clara Andermatt e Flávio Rodrigues.

O FIDANC vai ter vários palcos, sendo eles o Teatro Garcia de Resende, a Black Box da companhia, escolas e outros lugares ao ar livre, vindo mesmo a decorrer espetáculos fora do concelho de Évora como é o caso de Évoramonte, no concelho de Estremoz, Outeiro, no concelho de Reguengos de Monsaraz e Vera Cruz, no concelho de Portel.

Segundo O Atual, e de acordo com os promotores do festival, a 23ª edição deste festival apresenta “um cartaz preenchido por criações, cujas áreas artísticas têm como foco as dimensões do corpo, do movimento e da dança contemporânea no cruzamento com outras áreas artísticas e de pensamento”.

Segundo os mesmos, citados pelo Atual, esta edição “contribui para uma reflexão sobre práticas artísticas na sua relação com as questões da sociedade contemporânea, contribuindo para o estabelecimento de uma plataforma artística na cidade de Évora, que se expande a outras localidades do interior do Alentejo Central, aberta à fruição de práticas artísticas na arte contemporânea”.

O FIDANC tem início no dia 9 de setembro, com a estreia da nova criação de Gonçalo Andrade “When the fear becomes a virtue”, com apresentações em Evoramonte, às 11:00h, e em Vera Cruz, às 16:00h.

 

Leia a notícia completa em: O Atual

Populares