8.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Terras do Endovélico em Alandroal. ”Vêm pessoas de todo o mundo visitar este espaço e os alandroalenses nem se apercebem da sua existência”, refere Mariana Chilra (c/som e fotos)

A vila de alandroal colhe entre os dias 4 e 13 de julho mais uma edição do Festival Terras do Endovélico.

A iniciativa passa por promover o passado histórico da região e com ele o culto de um dos mais importantes deuses da Lusitânia, Endovélico. O sítio de São Miguel da Mota, junto à Barragem do Lucefecit, é reconhecido como o santuário do Deus e volta a ganhar vida alguns séculos depois com o festival.

A abertura do certame aconteceu com a inauguração da exposição “Nas Margens do Lucefécit: Experimentar o Lugar, no Fórum Cultural Transfronteiriço, seguido de Encontro de Bandas Filarmónicas no Castelo de Alandroal.

À reportagem da Rádio Campanário, Mariana Chilra refere que esta exposição “é a prova de que estamos a falar de um sítio único e de um evento único, o vale sagrado do Lucefecit com coisas únicas em todo o mundo”.

A presidente da Câmara Municipal de Alandroal salienta que depois de assistirmos às iniciativas que estão programas “ficamos todos mais ricos, o Alandroal tem um turismo religioso que nós não conhecemos e com agrado percebemos que vêm pessoas de todo o mundo visitar este espaço e os alandroalenses nem se apercebem da sua existência”, acrescentando, “o futuro passa por mostrar o que temos de bom e há que preservar e divulgar de forma a que a nossa economia local se possa desenvolver através deste tipo de turismo”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mariana%20Chilra%20abert%20endovelico7julho14.mp3{/play}

Os destaques desta edição vão para as visitas guiadas aos locais de culto, exibição do documentário “Terras do Endovélico” de José Meireles e seminário “Endovélico no Século XXI”.

Populares