10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Fogos a começar à 21:30m é impossível, isso é fogo posto”, diz Carlos Vitorino Comandante dos BV de Vila Viçosa (c/som)

Durante este mês de agosto, os incêndios têm fustigado Portugal.

Esta quinta-feira, 29 de agosto, a quinta morte a lamentar, desta vez uma bombeira com 21 anos que perdeu a vida numa luta desigual entre as chamas e os que lutam contra a sua propagação.

A Rádio Campanário falou com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa (BVVV) que fez, até ao momento, um balanço muito mau deste ”verão demasiado quente”, principalmente pelas vidas perdidas. Os hectares ardidos contabilizados já são muitos, mas mato é mato, a perda de vidas dos soldados da paz é irreparável.

Carlos Vitorino apela às altas autoridades para que planos de prevenção possam minorar o número de fogos, salienta ainda que não consegue qualquer justificação para um fogo que inicia pelas 21:30h, hora em que a temperatura é menor e a humidade é maior, deflagre sem que seja por mão criminosa. Há muitos anos a batalhar com estas situações no terreno diz ser, quase impossível, apanhar e comprovar o incendiário.

O Comandante dos BVVV faz ainda, um balanço positivo para o concelho de Vila Viçosa que não tem sido alvo deste inferno, mas que tem prestado muito apoio às corporações que se encontram espalhadas no terreno, um pouco por todo o país. Tem neste momento, cinco bombeiros e uma viatura no incêndio que consome parte da Serra do Caramulo, que não dá tréguas a estes homens e mulheres que ganham mais força, com a dor da perda de um seu companheiro de luta.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Carlos%20Vitorino_30agosto.MP3{/play}

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou 149 incêndios em todo o país, sendo que 28 deles continuam ativos e 13 têm grandes proporções.

Populares