10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Fronteira comemorou 631 Anos da Batalha dos Atoleiros com a presença do Primeiro-ministro (c/som e fotos)

O Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho esteve esta segunda-feira, 6 de abril, na localidade de Fronteira, no distrito de Portalegre, onde presidiu às cerimónias das Comemorações dos 631 Anos da Batalha dos Atoleiros.

A comemoração dos 631 Anos da Batalha de Atoleiros, que ocorreu em 1384 entre as forças portuguesas, comandadas por D. Nuno Álvares Pereira, e as forças castelhanas, teve início pelas 9h30 com a romagem ao Padrão da Batalha dos Atoleiros, seguindo-se a Parada das Forças Militares e Civis na Avenida Heróis dos Atoleiros em Fronteira.

 Uma visita ao Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros pelas 12h00, e um concerto da Orquestra Ligeira do exército, junto ao pavilhão gimnodesportivo de Fronteira, marcou a agenda da visita de Pedro Passos Coelho a Fronteira.

A Rádio Campanário acompanhou as cerimónias e falou com o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, Rogério Silva.

O autarca começou por dizer que a presença do Primeiro-ministro engrandece a cerimónia que só por si tem um valor simbólico importantíssimo, especialmente porque demonstrou uma grande capacidade de superação dos portugueses, no tempo certo, em que havia a necessidade de manter a nossa independência face a Castela, neste caso, e é simbólica também, no momento em que vivemos, especialmente porque de certa forma acabamos por recuperar a nossa soberania, sobretudo a financeira, na sequencia de um grande esforço dos portugueses que se uniram em torno deste desígnio nacional”.

Quando questionado, Rogério Silva refere que tem havido um grande esforço por parte da autarquia, “tentámos acima de tudo partir para o novo quadro comunitário com todas as operações terminadas do anterior quadro”.

“Quer Fronteira quer o interior do país não precisa de mais estruturas, não é prioridade a construção de infraestruturas de carater recreativo ou cultural, pelo contrário, há necessidade de investir em saneamento básico de abastecimento de água, e há a necessidade de recuperar algumas infraestruturas e equipamentos que ao longo dos anos se foram deteriorando, mas creio que todo o investimento deve ser direcionado para a captação de emprego”, refere.

 

Populares