31.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Gastronomia alentejana brilha em Lisboa com iniciativa do Turismo do Alentejo.

Lisboa, 20 de junho de 2024 – A Entidade Regional de Turismo do Alentejo, em parceria com o grupo Vila Galé, traz a Lisboa o melhor da gastronomia alentejana com a iniciativa “Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa”. Durante três dias, três chefs renomados – Romão Reis, André Sousa e Alberto Muralhas – irão confecionar pratos tradicionais alentejanos, proporcionando uma autêntica experiência culinária no Hotel Vila Galé Ópera.

De 21 a 23 de junho, ao jantar, o público poderá desfrutar de um menu de degustação que homenageia a rica cozinha alentejana. Cada dia trará uma seleção de pratos distintos, começando na sexta-feira, 21 de junho, com opções como Migas de tomate, Cachola alentejana, Bochecha de porco assada com batata-doce e Bacalhau dourado de Elvas. Para entradas, os chefs propõem pimentos assados, chouriço tradicional assado, presunto ibérico e queijos variados. As sobremesas incluem Sopa Dourada, Bolo Fidalgo e Bolo de Mel e Noz.

No sábado, 22 de junho, o buffet à moda do Alentejo apresenta Sopa de tomate com ervas, Sopas de cação, Tomatada à alentejana, Ensopado de Borrego e Arroz de pato em vinho tinto. As sobremesas variam entre Bolo pão de raia, Bolo pé de salsa, Sericaia com ameixas de Elvas e Pudim de mel alentejano.

O domingo, 23 de junho, finaliza com pratos como Perna de borrego assada, Cachola alentejana, Lombo de porco assado com laranja e Frango frito com poejos. As delícias doces incluem Ciganita, Pão de rala, Sericaia com ameixas de Elvas e Bolo rançoso.

Para além dos jantares, a iniciativa inclui um dia dedicado aos operadores turísticos, que terá lugar a 20 de junho. Neste dia, 18 empresas de animação e enoturismo do Alentejo estarão presentes no Hotel Vila Galé Ópera para promover a sua oferta junto de agências de viagens e DMC’s. O evento contará também com a presença de grupos de Cante Alentejano e artesãos de ofícios tradicionais, como a Olaria de Nisa e a confeção de capotes de Évora.

José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, destacou a importância do evento: “Eventos como o ‘Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa’ são estratégicos e essenciais para dar a conhecer a riqueza da cultura e da gastronomia do Alentejo, enaltecendo a sua autenticidade, identidade e tradição. Este é um evento que irá juntar cerca de 50 operadores turísticos nacionais que terão a oportunidade de reunir com as empresas de animação e enoturismo com atividade no Alentejo, gerando maior proximidade entre oferta e procura. Nos restantes dias, dirigimo-nos ao público em geral, para, através de jantares temáticos, trazermos a gastronomia alentejana para Lisboa”.

Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas da Vila Galé, reforçou: “Para a Vila Galé é muito importante fazer parte desta iniciativa, dada a nossa forte presença no Alentejo, onde somos a maior rede de hotéis. Temos seis unidades na região, três das quais em Beja, na Herdade de Santa Vitória, e ainda em Elvas, Alter do Chão e Évora. Além disso, também nos distinguimos pela forte aposta na gastronomia, privilegiando sempre os sabores regionais, porque acreditamos que dessa forma conseguimos enriquecer a experiência de quem nos visita e divulgamos o que é genuíno e realmente português. Aliás, temos até a nossa própria produção de vinhos e azeites no Alentejo”.

O evento promete trazer um pedaço do Alentejo para Lisboa, celebrando a sua gastronomia e cultura de forma autêntica e envolvente.

Foto: Partiu pelo mundo

Populares