7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Gestão Hídrica em Estremoz: Uma prioridade urgente para o abastecimento e saneamento.

A Rádio Campanário entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Estremoz para compreender as intervenções prioritárias até ao término de 2025.

“(…) Atualmente, estamos numa fase avançada, prestes a dar o pontapé de saída definitivo para o plano estabelecido para 2030, no âmbito do nosso compromisso. O objetivo é acelerar a implementação e dar início a outros projetos o mais rapidamente possível. No momento, discute-se cerca de 6 milhões de euros destinados a diversas iniciativas para o concelho de Estremoz, conforme discutido na última reunião de câmara.

 É crucial que os avisos de abertura para o 2030 sejam rapidamente anunciados para que possamos avançar com estes projetos.

Questionado sobre o atraso na emissão de avisos para do 2030, o autarca reconhece os atrasos mas, refere que são frequentemente devido muitas vezes a questões administrativas centrais Apesar destes atrasos os desafios estão lançados para os próximos dois ano, para o concelho de Estremoz.

O autarca de Estremoz refere ainda outro projeto significativo para o concelho o projeto habitacional na Avenida Santa Isabel, que visa a construção de mais de 100 habitações, entre casas e apartamentos de diversas tipologias

A questão hídrica, particularmente a gestão da água em alta e em baixa, bem como o saneamento, é outra das prioridades cruciais para o concelho.” Reconhecemos as deficiências notórias tanto no abastecimento (água em alta) como na distribuição (água em baixa) e no saneamento, que exigem intervenções urgentes. Neste momento está a ser elaborado com a EPAL e as Águas do Vale do Tejo que visa desenvolver uma proposta abrangente que enfrente estas questões de forma integrada.

Esta parceria é essencial para ultrapassar as restrições financeiras da câmara, permitindo uma abordagem eficaz às lacunas existentes. O compromisso é garantir que a proposta, uma vez formulada, seja debatida publicamente e sujeita à aprovação dos órgãos decisórios.

 Este processo reflete o esforço conjunto para assegurar uma solução sustentável e de longo prazo que melhore significativamente o sistema de abastecimento de água e saneamento do concelho abordando as necessidades atuais e futuras da população.

Populares