10.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR de Portalegre reforçada!Kenal é o novo “Cãopanheiro” para ajudar a salvar vidas

Os cães treinados para apoio aos militares da GNR são cada vez mais usados em diferentes missões.

Dos crimes de tráfico de droga à deteção de dinheiro ou até explosivos, ás operações de busca e salvamento são muitas as histórias que se conhecem, onde a ajuda destes animais foi determinante para salvar vidas no momento certo.

Com vários cenários para os quais são treinados, estes cães fazem parte das equipas e antes de saírem para o terrenos são sujeitos a diversos treinos para que possam e consigam realizar as suas missões com sucesso.

Neste sentido, a Secção Cinotécnica do Comando Territorial de Portalegre tem agora um novo “cãopanheiro”, que seguramente vai ajudar os militares n o cumprimentos da sua nobre missão.

KENAI é o seu nome e o no “guarda de quatro patas” vai entrar agora em treino intensivo para o seu futuro desempenho nas funções de Segurança/Intervenção e Busca.

O Grupo Cinotécnico da GNR, um dos mais conceitos no mundo , tem no seu currículo momentos de verdadeira glória. Recorde-se o que aconteceu, por exemplo, quando “Síria”, uma cadela de raça Pastor-Belga, pertencente à Guarda Nacional Republicana , salvou a vida de uma criança de 10 anos na Turquia.

Um grupo de seis cães da GNR tinha sido enviado para ajudar nas operações de salvamento na Turquia, após um sismo que deixou um rasto de destruição, e onde “Síria” cumpriu a sua missão com distinção, salvando um menino de 10 anos que estava preso nos escombros de um edifício em Hatay, na sequência do sismo que ocorrera.

Kenal integra agora esta força de segurança , neste comando territorial, contribuindo assim para reforçar a equipa daqueles que diariamente garantem a segurança de bens e pessoas, sempre sob o lema “Pela Lei e pela Grei”.

Foto: GNR de Portalegre

Populares