14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

GNR detém três homens por furto de 254 colmeias avaliadas em 40.000 euros em Beja.

Três homens, com idades entre os 43 e os 70 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em Beja por envolvimento no furto de 254 colmeias, avaliadas em cerca de 40.000 euros, além de posse de arma proibida e prática de caça ilegal. A operação foi conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Beja e ocorreu na freguesia de Cabeça Gorda.

De acordo com o comunicado da GNR, a investigação visava o esclarecimento de uma série de furtos de colmeias. Durante as diligências, foram realizadas buscas domiciliárias e em dois armazéns, resultando na apreensão do material furtado e na detenção dos suspeitos. Além das colmeias, a GNR apreendeu quatro armas de fogo, uma espingarda de pressão de ar, 280 munições, um silenciador, duas miras telescópicas e uma armadilha de caça.

A ação também possibilitou a recuperação de algumas colmeias previamente furtadas, que foram identificadas e devolvidas a sete apicultores das regiões do Alentejo e Algarve. Os proprietários reconheceram suas colmeias e as receberam de volta.

Durante a operação, a GNR fiscalizou ainda cinco cães, resultando na emissão de dois autos de contraordenação por falta de registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e por ausência de vacinação antirrábica.

A operação envolveu a colaboração de vários núcleos do NIC, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), bem como do dispositivo territorial do Comando Territorial de Beja.

Populares