6.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo pode vir a ajudar a pagar a luz a todas as famílias no próximo confinamento. Saiba como aqui

Com um confinamento geral prestes a ser anunciado, o Governo e o Presidente da República estarão a preparar um conjunto de medidas que visem um maior apoio social.

Numa altura em que o frio tem vindo também a agravar-se e em que é necessário aquecer as casas, poderão surgir apoios no que toca ao pagamento da fatura da luz.

De acordo com a notícia avançada pelo NiT, e de acordo com informações reveladas esta terça-feira, 12 de janeiro, pelo “Expresso”, que cita fonte do Ministério do Ambiente, deverá ser apresentada uma medida para o pagamento de 10 por cento da fatura da luz a todas as famílias. Este apoio será aplicável ao mês todo de janeiro, desde o dia 1, e poderá estender-se até ao final do confinamento geral.

Na prática, o apoio será a diferença entre a fatura de 2020 e a deste ano, cerca de 10 por cento, num cálculo feito pela Entidade Reguladora dos Serviços Energético podendo esta medida custar ao Estado entre 20 e 25 milhões de euros por mês.

A medida deverá aplicar-se à fatura de todas as famílias portuguesas, ainda assim, quem já tem tarifa social deverá ter um apoio acima de 40%.

As novas medidas do Governo deverão ainda contemplar a fixação do limite do preço de venda ao público do gás de botija.

 

Populares