13.7 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grande Varanda de Alqueva vai mostrar um Alentejo único!

A Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, é uma daquelas paisagens de cortar a respiração.

Com uma imensidão de água a perder de vista, rodeada de uma paisagem natural invejável, Alqueva é um ícone no Alentejo e mostra bem a sua beleza.

Situada no rio Guadiana, um dos mais longos da Península Ibérica, no Alentejo profundo, trouxe para a região desenvolvimento e levou o nome do Alentejo ao mundo.

Foi Construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia elétrica, para além de outras atividades complementares.

8 de fevereiro de 2002 será a data que ficará para sempre inscrita na história desta barragem. As comportas encerraram-se e arrancou o enchimento da albufeira.

Esta estratégia para o Grande lago de Alqueva vai ser reforçada neste ano de 2024, com a criação da “Grande Varanda de Alqueva”, um projeto que está inserido no vasto leque de investimentos previstos para a Barragem neste ano de 2024, num investimento superior a 100 milhões de euros.

O centro Alqueva, cuja abertura está prevista para o verão deste ano, vai congregar um espaço de interpretação, e de acolhimento de visitantes junto à Barragem de Alqueva, com um grande miradouro, tal como adiantou à Rádio campanário José Pedro Salema, Presidente da EDIAEmpresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.

A estratégia está bem definida no horizonte….com esta Grande Varanda pretende-se mostrar ao mundo um Alentejo único, uma paisagem natural invejável e uma beleza sem igual numa região que soube aproveitar um dos recursos mais importantes nos dias de hoje, a água.

Foto@observador

Populares