37 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grândola: Monumento Megalítico do Lousal vai ser reabilitado!

A apresentação pública do projeto de reabilitação e escavação do monumento megalítico do Lousal teve lugar dia 1 de julho no Salão do Lousal. Este projeto de arqueologia comunitária promovido pelo Município de Grândola tem por objetivo devolver à sociedade o usufruto pleno do monumento.

De acordo com a Autarquia, o projeto de requalificação irá permitir a visitação livre e desimpedida ao local e facilitar a leitura e compreensão da monumentalidade do conjunto, possibilitando assim o seu usufruto social e pedagógico. Com esta solução, que inclui a construção de um novo passadiço de acesso, o sítio arqueológico irá também beneficiar de um enquadramento paisagístico e visual mais harmonioso com o entorno natural.

A escavação, que irá decorrer até 28 de julho, tem uma componente de Arqueologia comunitária uma vez que é realizada pelos técnicos do setor de património da Câmara de Grândola, com jovens do concelho, no âmbito do projeto municipal «Bora Lá Bulir» e aberto à população, que pode — e é convidada a — colaborar em todo este processo de valorização, preservação e divulgação do património histórico e cultural.

Inserido em várias Rotas Pedestres já marcadas, o monumento megalítico está situado muito próximo da aldeia do Lousal e deverá ser um complemento à oferta cultural, turística, científica e pedagógica desta aldeia mineira.

Recorde-se que o monumento megalítico do Lousal foi escavado em 1952 por uma equipa dos então denominados Serviços Geológicos e Mineiros, dirigida por Octávio da Veiga Ferreira, e se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 29/90) desde 1990. A importância do património arqueológico da região foi recentemente reconhecida com a incorporação de mais 13 monumentos megalíticos na classificação do Megalitismo Alentejano (Anúncio 17/2023), totalizando atualmente 16 sítios classificados no concelho de Grândola.

Populares