14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Grupo de Cantares Alentejanos animaram a baixa de Lisboa  com o cantar das Janeiras.

para animar as ruas da capital portuguesa, Lisboa, com as típicas janeiras. Esta iniciativa teve como objetivo dinamizar o comércio local e manter viva uma tradição bem portuguesa.

Guiados pelos três reis magos, as ruas e os estabelecimentos comerciais de Lisboa foram surpreendidos com o belo canto das janeiras. A música e as vozes dos cantores alentejanos encheram o ambiente de alegria e tradição. Os lisboetas e visitantes puderam desfrutar deste momento único, que trouxe um pouco do sul do país para a capital.

O grupo de músicos, originário de Castro Verde, percorreu as ruas da cidade, trazendo consigo uma das mais emblemáticas expressões culturais do Alentejo, o canto alentejano. Esta tradição, que envolve o canto de reis, é algo muito específico e raro de se ouvir noutras regiões, o que a torna ainda mais especial.

A iniciativa de cantar as janeiras em Lisboa é promovida pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina há três anos. A adesão tem sido crescente, tanto por parte dos associados como do público em geral, que aprecia a oportunidade de ouvir os cantares tradicionais do Alentejo nesta quadra festiva. As janeiras são canções tradicionais que fazem parte do património cultural português e são uma forma de celebrar a época de Natal e o Dia de Reis.

Parte superior do formulário

imagem: SIC

Populares