13.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospitais de Beja e Portalegre com 100 % de ocupação em Unidade de Cuidados Intensivos

As unidades de Cuidados Intensivos Covid-19 (UCI) dos hospitais de Beja e Portalegre estavam à data de ontem com 100% de ocupação, sendo que estas representam dois quartos da capacidade do Alentejo para internados.

Segundo dados fornecidos à agência Lusa pelos estabelecimentos hospitalares, o Hospital do Litoral Alentejano encontra-se com 90% de ocupação em UCI e o Hospital de Évora não forneceu dados sobre a sua atual taxa de ocupação.

Recorde-se que, como a RC noticiou na semana passada, o Hospital de Évora registava uma média de 100 doentes ao dia o que tem levado a administração do Hospital a fazer tudo o que está ao seu alcance para conseguir dar resposta a quem precisa.

Em específico em Portalegre, o hospital Dr. José Maria Grande tem, desde ontem, todas as cinco camas de UCI ocupadas, uma situação agravada pela ocupação plena, também, das 44 camas de enfermaria covid-19 daquela unidade e das 22 existentes no hospital de Elvas, no mesmo distrito, que não tem cuidados intensivos.

Em Beja, a unidade hospitalar Beja encontra-se com ocupação plena em UCI desde, 04 de janeiro, data em que dispunha ainda de apenas metade das oito camas da capacidade atual, avança a Lusa.

Como a RC noticiou, a situação na enfermaria covid-19 do hospital José Joaquim Fernandes, no entanto, aliviou um pouco nas últimas horas, após a transferência de cinco doentes para uma nova Estrutura de Apoio de Retaguarda na Base Aérea n.º 11 de Beja.

O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no concelho de Santiago do Cacém, tinha à data de ontem à noite, ocupadas todas as camas em enfermaria para doentes com covid-19, enquanto na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) se regista uma ocupação de 90%.

Fonte da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) indicou que as 58 camas de enfermaria destinadas a doentes infetados pelo novo coronavírus Sars-Cov-2 estão totalmente ocupadas, tendo sido necessário reforçar a unidade com mais três camas.

A mesma fonte adiantou que, no total, estão internados 61 doentes na enfermaria Covid, o que corresponde uma ocupação total daquela unidade.

Na UCI estão ocupadas nove das 10 camas destinadas a doentes Covid, o que corresponde a 90% da taxa de ocupação, acrescentou.

Note-se que informações acerca da taxa de ocupação no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) não foram fornecidas, mas na quinta-feira, dia 28 de janeiro, tinha 107 doentes com covid-19 internados, segundo a presidente do conselho de administração daquela unidade.

(Fonte: Lusa)

Populares