8.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Iberis Capital investe 2ME em empresa alemã que vai ter unidade de canábis medicinal no Alentejo

 A gestora de fundos de ‘private equity’ Iberis Capital anunciou hoje ter investido dois milhões de euros na Eurox Group, empresa alemã produtora de canábis medicinal e que está a construir uma unidade em Grândola (Setúbal).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Iberis Capital disse ter efetuado o investimento através do Fundo Iberis Bluetech, de apoio à Investigação e Desenvolvimento (I&D) e reconhecido no âmbito do programa SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial.

“Este investimento insere-se numa ronda de captação de capital que ascendeu a 4,4 milhões de euros e que a Eurox Group irá agora aplicar numa nova unidade de Investigação & Desenvolvimento (I&D) a desenvolver na sua subsidiária Canneurox Portugal”, indicou a empresa.

Na sequência deste financiamento, a Eurox Group vai “centralizar em Portugal importantes áreas, como a pesquisa em genética de plantas, processos de extração de produtos e aplicações moleculares e biológicas”, pode ler-se no comunicado.

“Este será o novo ‘hub’ de I&D da Eurox Group na Europa e espera-se que crie condições para que a empresa se torne líder europeu do mercado de canábis para fins medicinais”, destacou.

Contactada pela Lusa, fonte da Iberis Capital revelou que a unidade de canábis medicinal da Eurox Group no concelho de Grândola está “em construção desde junho de 2021”, servindo o investimento agora realizado para “financiar o I&D de ponta que está a ser feito”.

Durante a primeira fase da nova unidade, cuja construção deverá estar “terminada até ao início de outubro”, a Eurox Group prevê criar entre 15 e 20 novos postos de trabalho diretos em Portugal, acrescentou.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar a Eurox Group no desenvolvimento da capacidade de I&D na sua operação portuguesa. Isso inclui novas áreas importantes para o desenvolvimento do conhecimento nesta área”, disse Luís Quaresma, da Iberis Capital, citado no comunicado.

Já Bernhard Babel, da Eurox Group, congratulou-se pela “nova relação com a Iberis Capital”.

“A Eurox continuará a concentrar-se em projetos-chave, como é o caso da sua subsidiária portuguesa, e continuará a expandir os seus negócios comerciais em toda a Europa e a canalizar conhecimentos de mercado para o seu programa de desenvolvimento”, acrescentou o mesmo responsável.

C/Lusa

Populares