3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurada exposição “São Tiago e os Artesãos de Estremoz” na Galeria D. Dinis. “A ideia é recuperar a memória que em Estremoz está completamente apagada da importância do Caminho de Santiago”, diz Hugo Guerreiro (c/som e fotos)

Foi inaugurada este sábado, dia 25 de julho, pelas 18h00, na Galeria Municipal D. Dinis, a exposição “São Tiago e os Artesãos de Estremoz”.

A mostra resultou de um desafio lançado pela Associação Portuguesa dos Amigos do Apóstolo Santiago, no qual foi proposto que se evocasse o Apóstolo São Tiago Maior, através do trabalho dos artesãos de Estremoz.

A estes, juntaram-se os poetas populares locais, realizando-se assim uma mostra que une as duas artes e enriquece a evocação do Apóstolo.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia e falou com o diretor do Museu Municipal de Estremoz, Hugo Guerreiro que realçou a importância da exposição porque “a ideia é recuperar a memoria que em Estremoz está completamente apagada da importância do Caminho de Santiago que teve, para esta terra e tem sido uma redescoberta, o Caminho de Santiago por Estremoz, ainda hoje está ativo, há peregrinos que aqui dormem, que passam por aqui e são dezenas”, acrescentando, “importa redescobrir este caminho e a sua importância, ainda para mais, em 2021 há um grande evento em Compostela ligado ao Apostolo e importa Estremoz redescobrir estas raízes, utilizando o que nós temos de melhor, os nossos artistas populares”.

Hugo Guerreiro avançou a esta Estação Emissora que as exposições, Rainha Santa Isabel e Apostolo Santiago “vão para Lisboa e estamos a tentar que vão para Compostela, vai haver esse percurso”.

Relativamente à exposição dos Presépios, o diretor do Museu Municipal de Estremoz referiu que os artesãos “a partir de setembro só fazem presépios porque são convidados para (expor) em todo o país”.

A mostra poderá ser visitada até 27 de setembro de 2015.

Populares