12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Inaugurado o Centro de Interpretação José Luís Peixoto: Um marco cultural em Galveias.

Foi inaugurado em Galveias um Centro de Interpretação dedicado à obra do escritor José Luís Peixoto. Este projeto integra a rede de turismo literário do Alentejo e Ribatejo, tendo sido concretizado através de uma candidatura ao Turismo de Portugal, submetida pela Junta de Freguesia de Galveias com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Este novo espaço visa homenagear José Luís Peixoto, um dos escritores mais proeminentes da literatura contemporânea portuguesa, nascido em Galveias. O seu trabalho, já traduzido em mais de 30 línguas, é amplamente reconhecido e premiado, incluindo a atribuição do seu nome ao Prémio Literário José Luís Peixoto, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponte de Sor desde 2007. Este prémio, uma ideia do falecido Professor Luís Laranjeira, tem como objetivo incentivar a criatividade literária entre os jovens, fomentar o interesse pela escrita e promover o acesso à cultura.

A inauguração, contou com a abertura oficial deste espaço, mas também com um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Galveense. O evento teve lugar no novo espaço multiusos, outrora conhecido como “Mercado de Galveias”, foram lidos excertos das obras de Peixoto pelo autor.

O Centro de Interpretação não só enriquece a região, tornando-a mais dinâmica e atrativa, mas também destaca José Luís Peixoto como um embaixador ainda mais notável do território.

Populares