21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Já é possível renovar o cartão do cidadão através de uma videochamada. Saiba como

 

A aposta  na transição para o digital continua no nossio País e  muitos dos serviços do Estado estão agora online, sendo possível realizar as mais diversas ações.

Os serviços de ativação de Chave Móvel Digital, Alteração de Morada no Cartão de Cidadão e Renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos, que podem ser realizados online no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt, passam agora a disponibilizar, com marcação, um canal de apoio por videochamada.

Para renovar o Cartão de Cidadão com apoio por videochamada, os interessados  já podem agendar uma sessão por videoconferência para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas.

Este tipo de apoio passa a estar disponível em três serviços, estando previsto o seu alargamento a mais serviços ao longo deste ano.

Os serviços a disponibilizar apoio por videochamada são:

-renovar o Cartão de Cidadão (para pessoas com 25 anos ou mais)
-alterar a morada do Cartão de Cidadão
-ativar a Chave Móvel Digital.
Para agendar este apoio, deve aceder ao serviço pretendido e clicar no botão “Suporte” no lado direito da página https://eportugal.gov.pt/noticias/servicos-online-no-portal-eportugal-com-apoio-por-videochamada.

Após o preenchimento do formulário de agendamento é enviado um e-mail de confirmação para finalizar o pedido, sendo depois enviado um segundo e-mail com o link de acesso à videochamada e os requisitos para a realização do serviço.
Segundo informação avançada, no dia escolhido para a renovação do cartão de cidadão é enviado um e-mail 15 minutos antes do início da videochamada. Após a validação, irá receber um novo email com toda a informação necessária. 

Dentro de pouco tempo esta funcionalidade estará também disponível para outras funcionalidades como a revalidação da carta de condução, marcação de uma consulta no centro de saúde, pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares e associar atributos empresariais com o sistema de certificação de atributos profissionais, entre outros.

Para mais informação consulte o site oficial aqui

Populares