33.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

José Santos, jogador A.XAT – Montemor-o-Novo alcança a sua 2ª norma de Mestre Internacional!.

 

Na sétima das nove rondas do Campeonato Nacional Absoluto, a decorrer em Coimbra, José Guilherme Santos venceu o mestre internacional Paulo Dias, também ele jogador A.XAT, e passou a somar 6,5 pontos, aos quais corresponde uma performance de 2739 pontos Elo.

Menos de um mês e meio depois da primeira norma de mestre internacional, o mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo) já assegurou a conquista de uma segunda norma, à custa de uma brilhante performance na Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto, que se preparara para ganhar.

José Santos, atual campeão nacional de Sub-20 e de partidas rápidas, garantiu a primeira norma no Torneio Internacional Cidade de Pontevedra (Espanha), em 30 de julho. O jogador da A.XAT terminou aí na quinta posição, com 6,5 pontos e uma performance de 2446 pontos Elo.

Na lista Elo de setembro, José Guilherme está cotado com 2392 pontos Elo, mas seguramente irá dar um salto significativo, pois já tem um crédito de 8 pontos ganhos no Maia Chess Open e, neste Nacional, fatura para já 46 pontos.

Para conquistar pela primeira vez o título nacional, José Guilherme Santos só precisa de somar um ponto nas duas últimas partidas do torneio. Para já soma 6,5 pontos e tem uma vantagem de 1,5 pontos sobre o companheiro de equipa e também mestre FIDE Bruno Martins, que ainda pode, também ele, arrecadar uma norma de mestre internacional.

Na terceira posição seguem o grande mestre António Fernandes e o mestre internacional e ainda campeão nacional André Sousa (Vitória SC), que empataram entre si na sétima jornada, hipotecando aí ambos as possibilidades de chegarem ao título, que para Fernandes seria o 17.º e para André Sousa o sexto.

Na oitava jornada da fase final do Nacional, que começa às 15 horas deste sábado, dia 9 de setembro, José Guilherme Santos defronta o mestre nacional André Fidalgo (Estrelas S. João de Brito), enquanto Bruno Martins mede forças com António Fernandes.

Populares