36.5 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lagar alentejano a leilão, sem arrematante, mas com oferta 5 milhões inferior à licitação base

Devido a um processo de insolvência, o Lagar de Cartoil, em Ferreira do Alentejo, foi levado a leilão dia 19 de maio, com 8 milhões de euros de valor base de licitação.

O leilão decorreu nas instalações do lagar, que incluem escritórios, quinze depósitos de azeite, um olival com 8 hectares, entre outras caraterísticas.

Não tendo sido licitado o valor mínimo requerido, foi registada uma oferta de 3 milhões de euros. A mesma será submetida a aprovação em assembleia de credores. Desta deliberação, poderá resultar uma aprovação do valor apresentado, a oferta apresentada poderá ser negociada com o licitador, ou poderá a assembleia decidir não aceitar a oferta, voltando o lagar a leilão.

Representando um investimento de 16 milhões, iniciou trabalhos em 2011 o Lagar Cartoil Sociedade Agrícola e Oleaginosa, SA. Mas a elevada capacidade de produção face á matéria prima (azeitona) disponível, levou à cessação de atividade do Lagar Cartoil, em 2013.

O lagar tem capacidade de transformar 2 mil toneladas de azeitona por dia, e de armazenar 8 mil toneladas de azeite.

Atualmente, defende-se que a sua dimensão é mais fiável, pois existe na localidade a receção de maior volume de azeitona, nomeadamente vinda de Espanha.

Populares