25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lince-ibérico vai ter moeda

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresentou no dia 15 de novembro, ao público de uma nova moeda. A primeira de uma nova série de moedas de colecção.

Esta nova moeda é da autoria do escultor Luís Valadares, e foi apresentada ao público, em Mértola numa parceria com um livro infanto-juvenil da autoria de Maria João Freitas (texto) e de Tiago e Nadia Albuquerque (ilustrações) com o título “Sou o Lince Ibérico.”

 A cerimónia contou com a presença dos autores e de Célia Ramos (secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza), Jorge Rosa (presidente da Câmara de Mértola), Rogério Rodrigues (presidente do conselho directivo do ICNF) e Rui Carp (presidente da INCM).

Esta nova moeda terá o valor facial de cinco euros e conta com uma emissão limitada de 2,500 exemplares em prata. Terá também uma série limitada a 75.000 exemplares, em cuproníquel com acabamento normal. 

A moeda faz parte da colecção “Espécies Ameaçadas” e tem como objectivo a defesa e a promoção das espécies em perigo da fauna e da flora nacional.

Ao que a Radio Campanário apurou, uma parcela da receita angariada com a venda da moeda e do livro, reverterá para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

 Este fundo é gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Populares