10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 Linha de Évora: Uma viagem experimental a bordo da Alan 301 uma automotora com História.

O Governo de Portugal, em colaboração com a Infraestruturas de Portugal, realizou uma viagem experimental na passada sexta-feira, com o objetivo de demonstrar o trabalho realizado no troço Évora Norte — Freixo da nova Linha de Évora, que faz parte do Corredor Internacional Sul.

A Rádio Campanário esteve presente nesta viagem experimental e teve a oportunidade de conversar com Paulo Martins, da Inspeção Geométrica de Vida da Rede Ferroviária Portuguesa. Paulo Martins explicou que esta máquina é especializada para realizar inspeções na via férrea. “Corremos todas as linhas férreas e fazemos inspeções em toda a rede três vezes por ano”, afirmou.

Entre os participantes desta viagem esteve o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, acompanhado pelo presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) e pelos autarcas de Évora e de Redondo.

 Paulo Martins revelou-nos (…)  que todos tiveram a oportunidade de viajar numa automotora conhecida como Alan 301, também chamada de Alan VIP ou Malan. Esta automotora, fabricada no ano de 1954, foi transformada pela CP (Comboios de Portugal) para oferecer um serviço de luxo para aqueles que desejam alugar este serviço. Paulo Martins explicou que a Alan 301 está sediada no Entroncamento e possui dois sistemas de inspeção. Um sistema é responsável pela inspeção da catenária e pela videografia da mesma, enquanto o outro sistema se concentra na videografia da superestrutura da via.

Esta viagem serviu também como uma oportunidade para pessoas ilustres e autoridades visitarem a via férrea e conhecerem de perto o trabalho que está a ser realizado.

Populares