10 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Linha ferroviária Lisboa – Caia aprovada, mas “não faz sentido que os alentejanos fiquem a ver passar o comboio”, diz Nuno Mocinha, Pres. CM Elvas (c/som)

O Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas 2014-2020 foi aprovado em Conselho de ministros, plano que engloba o projeto de consolidação do corredor ferroviário Lisboa – Sines – Setúbal – Caia.

Um projeto prioritário para o desenvolvimento, no que diz respeito ao Corredor Sul, a Rádio Campanário falou com o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, que frisou “esta é uma grande ligação para o Alentejo”, mas acresce que “se esta é uma boa notícia, é no entanto importante saber quais são os nós, as plataformas logísticas. Existindo um projeto que tinha por nome “Portugal Logístico” que previa uma plataforma para a zona do caia, “neste documento, agora aprovado, nada é dito sobre o acesso à própria linha e daí que seja preocupante”.

Nuno Mocinha salienta que “os alentejanos querem saber como é que podem tirar proveito desta ligação, quais são as condições para que as empresas possam investir, instalar-se e criar postos de trabalho que tão importantes são para o desenvolvimento dos concelhos”.

O autarca acresceu que esta questão já foi levantada “várias vezes, junto do Ministro Poiares Maduro e do Secretário de Estado dos Transportes e Infraestruturas”, é um processo com “importância para todos os autarcas que defendem esta ligação pela sua importância e mais que mais que fazer pressão nos governantes, esperam bom senso”, asseverando que “não faz sentido que os alentejanos fiquem a ver passar o comboio”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/mocinha_linha_ferrea.mp3{/play}

“Uma grande ligação para o Alentejo” e para a cidade de Elvas que vê assim avançar um dos projetos infraestruturantes para o desenvolvimento do concelho com a ligação ferroviária aos portos atlânticos.

Populares