7.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola” é hoje apresentado em Elvas!

O Castelo de Elvas vai ser palco, está quinta-feira, dia 23 de março, pelas 18h00, do lançamento do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola” da autoria do Doutor Augusto Moutinho Borges e ilustrações do Professor Martin Garcia, editado pelos CTT – Correios de Portugal.

De acordo com a informação avançada pelo Município de Elvas, nesta obra da autoria de Augusto Moutinho Borges, o autor procura dar a conhecer este património edificado através de uma grande variedade geográfica, de contraste de tipologias e da beleza das estruturas arquitetónicas ao longo da raia. Começa por identificar o «Património e identidade militar na fronteira», onde conta as histórias e as lendas nas praças de guerra e das personalidades nascidas nos castelos e fortalezas; e leva-nos para a transformação «Do castelo medieval à praça de guerra», mostrando como do castelo rochoso nasceu um centro urbano, que cresceu e se transformou em sede militar, judicial e religiosa. Em «Castelos e fortalezas na raia luso-espanhola», apresenta a estratégia defensiva através das três linhas preconizadas para a defesa de Portugal, destacando as várias localidades que fazem parte destas linhas, assinalando os seus rios e pontes, as portas medievais e magistrais, os equipamentos militares, os campanários e relógios ou as icónicas guaritas. Seguem-se os textos sobre as «Artes decorativas civil e religiosa na arquitetura militar», que distinguem a identidade particular de cada localidade e face ao território do outro lado da fronteira; e sobre a «Toponímia militar nos castelos e fortalezas».

O autor, nesta obra,  revisita os «Castelos e fortalezas em selos», onde apresenta algumas emissões filatélicas que procuraram valorizar e dar a conhecer o património edificado militar através da filatelia portuguesa.

A obra é profusamente ilustrada, com fotografias de vários fotógrafos e ilustrações da autoria de Martín García.

Com uma tiragem limitada a 4000 exemplares, esta obra bilingue (português e inglês) contém a emissão filatélica «Castelos e Fortalezas da Raia» constituída por seis selos e um bloco filatélico, no valor de €6,42. As fortalezas de Elvas estão representadas em dois dos selos.

Populares