14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Maior área empresarial de Santiago do Cacém vai ter obras de 2,4 milhões

Trata-se da requalificação da zona industrial de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém. A obra está prevista arrancar em “meados de outubro ou princípio de novembro” e a intervenção foi adjudicada à empresa Submerci – Construção e Urbanizações Lda.
A Área de Acolhimento Empresarial de Santo André (AAESA), no concelho de Santiago do Cacém, vai ser alvo de obras de requalificação, a rondar os 2,4 milhões de euros. Segundo informa o jornal Semmais, a intervenção na zona industrial foi adjudicada à empresa Submerci – Construção e Urbanizações Lda. A obra está prevista arrancar em “meados de outubro ou princípio de novembro.”

Recorde que Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, assinou recentemente com a empresa Submerci – Construção e Urbanizações Lda, o contrato de adjudicação  da empreitada para a Qualificação e Valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André. O ato formal da assinatura decorreu dia 17 de agosto, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, na presença do Vereador, Albano Pereira e do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, considera que esta qualificação, orçada em mais de 2 milhões de euros “é uma obra importante não só para Vila Nova de Santo André, mas também para o Município. Estamos a falar de uma área empresarial, que é a maior do Concelho, com uma grande proximidade à Plataforma Logística e ao Porto de Sines para onde se perspetivam grandes investimentos futuros. Com a concretização deste investimento municipal, a requalificação e a ampliação do Parque de Empresas de Santo André irá permitir a criação de novos lotes para a fixação de novas empresas, muitas delas associadas à Plataforma de Sines”.

Este é um  investimento municipal público para potenciar o investimento privado criando uma dinâmica maior na economia local. O processo vai ser agora remetido para visto do Tribunal de Contas.

A operação designada “Qualificação e Valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André” é apresentada no âmbito do Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 / Portugal 2020, com um custo total – 2.424.404,60 euros, uma taxa de cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85%, o que se traduz numa contribuição comunitária de 1.994.018,91 euros. Sendo a comparticipação do Município para a concretização do projeto de 430.385,69 euros.

Esta empreitada foi lançada em 2019, mas vicissitudes legais impediram que a obra fosse concretizada e a empresa, a quem a mesma foi adjudicada na altura, acabou por desistir o que obrigou a Câmara Municipal a abrir novo concurso público, cuja adjudicação dos trabalhos foi agora contratualizada.

Fonte: NM/CM Santiago do Cacém

Foto: AND

Populares