25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Maior Percurso Mineiro Urbano do País” está no Alentejo

O maior percurso mineiro urbano do País está no Alentejo, mais concretamente em Aljustrel.

Com uma extensão de 12 quilómetros e uma duração aproximada de três a quatro horas, passando por caminhos urbanos, rurais e passadiços de madeira, este percurso pode ser explorado por todos os que apreciam atividades ao ar livre.

Esta é uma das mais valias do Parque Mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, um projeto ao serviço da identidade, do património, da cultura, da ciência e do desenvolvimento do Concelho.

Aljustrel é conhecido como um dos territórios mineiros em atividade mais antigos do mundo. Neste local é possível encontrar um legado de vivências, que se estende do Calcolítico, passando pelo Período Romano, até ao nosso presente, com os olhos postos no futuro.

Um verdadeiro museu vivo que dá a oportunidade de conhecer o mundo escondido no subsolo, um laboratório e um campo aberto à investigação.

Uma aposta de sucesso considerando que só no primeiro mês de funcionamento em regime de “Soft Opening”, que corresponde a uma pré-abertura com visitas mediante marcação prévia e sujeitas a um limite diário, o Parque Mineiro de Aljustrel atraiu mais de 650 visitantes.

Desde a sua inauguração no dia 4 de dezembro, o parque tem recebido visitantes da comunidade local, bem como de várias regiões de Portugal e até de outros países.

Em março, a Câmara Municipal de Aljustrel, em colaboração com a Turismo do Alentejo e o Roteiro de Minas de Portugal, planeia realizar uma grande apresentação e lançamento do Parque Mineiro de Aljustrel na Bolsa de Turismo de Lisboa, envolvendo diversos operadores turísticos.

Foto: Município de Aljustrel

Populares