12 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de 3 500 quilos de amêijoa japónica apreendidos em Estremoz

Mais de 3 560 quilos de amêijoa japónica foram apreendidos em Estremoz.

No âmbito de uma ação de fiscalização aleatória os militares do Posto de Trânsito detetaram um viatura que transportava ameijoa japónica sem a documentação legalmente exigida, nomeadamente, a que possibilita a rastreabilidade dos bivalves, garantindo assim a sua condição higiossanitária para consumo humano.

Desta ação resultou a identificação do condutor do veículo, um homem com 33 anos, a elaboração de dois autos de contraordenação por falta de rastreabilidade e documento de registo e a apreensão de 3 560 quilos de bivalves.

No seguimento da ação, os bivalves foram destruídos por terem sido considerados impróprios para consumo pelos Serviços Veterinários do Município de Estremoz.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves.

Populares