À Rádio Campanário o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, confirmou que a UNESCO já enviou ao município um email sobre a integração de Vila Viçosa na Lista Indicativa a Património Mundial, tendo o edil já agendado uma reunião extraordinária com os vereadores para a próxima quarta-feira, dia 25 de maio de 2016.
Segundo avançou Manuel Condenado “irei marcar uma reunião extraordinária da Câmara Municipal com um ponto único, precisamente para abordar essa temática (…) provavelmente a reunião será marcada para quarta-feira para dar conhecimento aos vereadores do município do assunto e do email que já recebemos”.
Instado a comentar se está prevista alguma preparação especial para assinalar a possível entrada de Vila Viçosa na Lista Indicativa de Património Mundial da UNESCO, o autarca afirmou que “nessa reunião extraordinária iremos tomar conhecimento do teor do email, tomar decisões e se a proposta também incidir sobre qualquer evento comemorativo será objeto de deliberação”. Adiantando que “provavelmente após essa reunião teremos notícias e seguramente são notícias boas”.
Convidado a recuar no tempo para relembrar como se desenrolou este processo de candidatura, Manuel Condenado, sublinhou que “a ter êxito esta candidatura é o resultado de um trabalho coletivo do executivo, da população, das entidades locais, do arquiteto Flávio Lopes e do Dr. Monte Russo Teixeira, que são os nossos assesores por parte da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa”.
Recorde-se que foi em meados dos anos noventa que o desafio de preparar uma candidatura de Vila Viçosa à Lista do Património Mundial da UNESCO foi lançado pelo Pelouro da Cultura da autarquia calipolense.
No verão de 2004, foi apresentado o primeiro documento de inclusão de Vila Viçosa na Lista Indicativa dos Bens Portugueses a Património Mundial, sendo entregue em 2008 na Comissão Nacional da UNESCO uma nova versão reformulada. Este documento foi editado e apresentado publicamente, em Vila Viçosa, no dia 10 de maio de 2008. Após uma interrupção dos trabalhos relativos ao processo de preparação da candidatura, durante os anos de 2009 a 2013, o atual executivo camarário encaminhou a elaboração do formulário para a candidatura de Vila Viçosa para a Lista Indicativa, para a elaboração do estudo comparativo, e, sobretudo, para a reformulação e elaboração do referido documento.
As vertentes propulsoras deste exercício de reflexão apontaram para a celebração do protocolo de cooperação com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa, para o contributo de especialistas de referência, como é o caso dos professores Flávio Lopes e Monterroso Teixeira, para a renovação e rejuvenescimento do modelo organizacional da candidatura, para a adaptação às condições atuais do sistema do património mundial e para as novas tendências da UNESCO que consistem em potenciar uns tipos de candidaturas consentâneas com uma visão mais ampla e dinâmica do património, como paisagens culturais, itinerários culturais ou candidaturas em série, de tipo transnacional, sem esquecer os níveis de exigência e os novos critérios de representação à escala continental.
A candidatura passou a ser denominada Paisagem Urbana, Arquitetónica, Histórica e Cultural, tendo o documento sido entregue pessoalmente à Embaixadora Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, no passado dia 29 de janeiro de 2015.