Deve ficar concluída no início da próxima semana o levantamento hidrográfico no rio Guadiana entre Alcoutim e Pomarão, levado a cabo pela Marinha Portuguesa, através do Instituto Hidrográfico.
A ação surge no âmbito do projeto “Guadiana: Património Natural Navegável”, promovendo “a reabilitação da navegabilidade do rio Guadiana no troço internacional, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos”, informou a Marinha.
A mesma fonte informa ainda que após a realização do levantamento topo-hidrográfico, será efetuada uma “caracterização físico-química dos sedimentos, o projeto de assinalamento marítimo e a respetiva produção da cartografia náutica”.
Recorde-se que, em Abril deste ano, uma candidatura Interreg (instrumento comunitário de apoio a iniciativas de Cooperação Transfronteiriça) que permitirá o financiamento em 75% para o projeto de dragagem do troço do rio Guadiana entre Alcoutim e Pomarão.
Por força do assoreamento do rio Guadiana, no troço entre Mértola e o antigo porto mineiro do Pomarão, as carreiras fluviais foram retomadas na década de noventa, tendo estado suspensas desde 1960, mas pouco depois foram novamente canceladas.
Segundo o presidente da câmara de Mértola, Jorge Rosa, o investimento será de 1 milhão de euros, que conta com a candidatura já aprovada, e a obra será lançada em 2018