21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Máscaras devem manter-se nas escolas até ao final do ano letivo!

O uso de máscara deverá manter-se nas escolas durante o 3.º período.
Depois de pedir um “último esforço” na Páscoa, a Diretora-geral da Saúde não se quis comprometer com uma data para pôr fim àquela medida.

Em declarações à SIC Notícias, Graça Freitas, afirmou  que a situação tem de ser acompanhada “semana a semana”, mas acabou por rematar: “Eu creio que não vai ser”.

Graça Freitas foi mais longe e apontou que “nos cuidados de saúde, nos lares e nos transportes públicos” provavelmente a DGS irá “aconselhar a manter a máscara”.

“São situações muito concretas, onde se encontram pessoas vulneráveis ou muitas pessoas de diversas proveniências”, rematou.

“O indicador que nós queriamos ver descer para decidir retirar outras medidas era o indicador da mortalidade”, recordou a Diretora-geral da Saúde. 

Acontece que o país ainda não conseguiu atingir o valor de 20 óbitos por milhão de habitantes a 14 dias, “que é o valor que o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) considera seguro para os países tomarem medidas menos restritivas”.

“Nós tinhamos essa meta, e temos estado à espera desse valor. Íamos em muito bom caminho para atingi-lo, quando a curva da mortalidade fez uma ligeira inflexão, teve uma subida. Agora está num patamar estável mas acima desse valor”, afirmou, recordando que, de acordo com o último relatório de acompanhamento da pandemia, Portugal está com 28 óbitos por milhão de habitantes a 14 dias.

Apesar de reconhecer que “não é a máscara sozinha que baixa esse número”, a responsável assume algum receio que, com o alívio dessa medida, “se abra uma comporta e se volte a assistir a um aumento de casos e de óbitos”.

C/ SIC Notícias e “Notícias ao MInuto”

Populares