15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mértola :Projeto de Recuperação do Coelho-Bravo e Lebre-Ibérica reconhecido por organização Europeia na conservação da biodiversidade

O Projeto Projeto de Recuperação do Coelho-Bravo e Lebre-Ibérica- PRLIC, desenvolvido pela Autarquia de Mértola, foi reconhecido e evidenciado pela FACE –  organização internacional composta por 7 milhões de caçadores , como um dos projetos europeus de conservação da biodiversidade.

A FACE- organização internacional, representa ativamente os interesses, valores e necessidades das associações nacionais de caça da Europa.

De acordo com a informação do Município de Mértola, o projeto consta no Manifesto de Biodiversidade , a primeira plataforma baseada em evidências na Europa que demonstra como os caçadores europeus conservam a biodiversidade. Através dele existe uma base de dados em crescimento, com mais de 470 projetos de conservação relacionados com a caça, que apoiam o trabalho de defesa da FACE em Bruxelas.

Este manifesto tem como objetivo principal reunir provas sólidas para mostrar como os caçadores estão a implementar com sucesso a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e a dar uma contribuição crucial para a restauração de habitats, áreas protegidas, monitorização de espécies e muito mais.

É aliás no relatório do Manifesto de Biodiversidade , segundo adianta o município, que a FACE demonstra como os caçadores conservam ativamente a biodiversidade através da gestão de espécies e habitats, investigação e monitorização, bem como comunicação e sensibilização assim como investem recursos consideráveis na conservação de espécies e como as suas ações já contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

O projeto PRLIC Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica nasceu da necessidade de conservação e preservação desta biodiversidade que existe no concelho.

Assenta fundamentalmente em 4 fases:criar condições físicas em 4 parques que se situam na Zona de Caça Municipal; colocar os animais (coelho-bravo e lebre-ibérica) dentro dos parques; repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques e replicar este mesmo modelo, nas outras zonas e caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho-bravo e lebre-ibérica.

Fonte/Foto: Município de Mértola

Populares