39.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Missão País está de regresso a Almodôvar de 12 a 19 de fevereiro

A Missão País 2022 está de regresso a Almodôvar, após ter marcado presença no concelho em 2020.

O objetivo, é, segundo Salvador Ribeiro, Chefe Geral da Missão, a nível local, em conjunto com Luísa Correia, “movimentar jovens universitários para regiões do interior do país, para que seja possível tornar viva esta missão, que acreditamos que resulta da junção do voluntariado com a Fé”.

Este responsável acrescenta que “a ideia é também deixar de lado o individualismo, muito comum na juventude, e meter mãos à obra nesta missão”.

Ao todo, um Padre e 44 jovens, dos 18 e os 23 anos, ao longo de 7 dias (de 12 a 19 de fevereiro) estarão na Vila de Almodôvar a desenvolver várias atividades.

Assim, os jovens missionários presentes irão realizar, através de vários grupos (comunidades) uma peça de teatro, no Cineteatro Municipal, no dia 19, com sessões às 10h e às 12h, designada “Por Linha Tortas”, e que é aberta a toda a comunidade.

Para além desta representação, estes jovens vão pintar, durante a semana, o exterior da Ermida de Santo Amaro, com o objetivo de “por mãos à obra numa missão mais física e mais material” adianta Salvador Ribeiro.

Outra das atividades previstas, prende-se com “o portão-a-portão”, ou seja, atividades de rua que contemplam, por exemplo, a interação pessoal com a comunidade, tal como cantar na rua”. “Devido à Covid-19, não é possível uma interação tão direta quanto gostaríamos” afirma também Luísa Correia.

Na Escola Secundária Dr. João de Brito Camacho, estes jovens irão desenvolver jogos com a comunidade letiva, atividade esta inserida na disciplina de cidadania. “Com estes jovens, pretendemos passar um testemunho do que é o ser jovem universitário e ao mesmo transmitir alguma experiência de vida e valores, como a amizade, responsabilidade, autoconhecimento. Ainda na escola EB 2,3/S de Almodôvar, a missão vai trabalhar conjuntamente com o CLDS 4G “Altamente Almodôvar”, para a construção de uma horta comunitária que servirá “como espaço de convívio” esclarece Salvador Ribeiro.

Em conjunto com o CLDS 4G Altamente Almodôvar, os jovens missionários irão levar a cabo uma oficina de chocolates, para depois serem distribuídos à comunidade sénior, o objetivo é “adoçar um pouco mais a vida desta camada etária”.

Também a CERCICOA faz parte dos planos desta missão. Assim, estes jovens, através do programa POPMC, irão ajudar a construir cabazes alimentares para posterior distribuição a 197 pessoas mais carenciadas do concelho.

Ao longo destes dias, a missão vai estar envolvida em projetos, conjuntamente com os Escuteiros e com a Catequese, através da realização de vários jogos e atividades.

Diariamente, haverá ainda a celebração de eucaristia e a oração do terço, a partir das 18h15 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, a ter início já nesta segunda-feira, 14 de fevereiro.

A Missão País tem como lema “inspirar gerações que vivam a Fé Católica em Missão” explica Salvador Ribeiro.

A nível nacional estão envolvidos, anualmente, cerca de 3500 jovens universitários, divididos por 63 missões a nível do país.

Em Portugal, o projeto teve início em 2003, pela mão da Universidade Nova de Lisboa e rapidamente ganhou fôlego em todo o território. Por norma, as missões acontecem durante três anos em cada uma das regiões.

Salvador Ribeiro sublinha que “em cada ano existe um lema próprio, o deste ano intitula-se Coragem! Levanta-te, que Ele chama!”.

Os jovens missionários convidam, deste modo, toda a comunidade almodovarense a estar atenta à Missão e a participar nas várias atividades que vão ser realizadas localmente.

A Câmara Municipal de Almodôvar apoia os jovens missionários, através de toda a logística das operações e ainda através da cedência de alojamento, na Residência de Estudantes e dos transportes para a Igreja de Santo Amaro.

Fonte/Foto: Almodôvar

Populares