17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Monte Selvagem: O projeto de Coração e Amor que faz sorrir “miúdos e graúdos” há quase duas décadas!(c/som)

 

O Monte Selvagem é um parque temático, situado em Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, no coração do Alentejo e está hoje de parabéns pelos seus 19 anos de existência.

Instalado numa propriedade com 20 hectares, este é um verdadeiro “paraíso” para miúdos e Graúdos.

Centro de conservação da Natureza, combina uma reserva animal, um parque de aventura e um projeto pedagógico para descobrir!

Além de todas as espécies autóctones que habitam o seu meio natural, o parque aloja ainda cerca de 50 espécies selvagens e domésticas, num total de cerca de 300 animais.

Em pleno montado alentejano, podem conhecer-se melhor os animais e encontrar também múltiplos espaços de aprendizagem, descanso e brincadeira!

A Rádio Campanário, para assinalar o seu aniversário, falou com Ana Paula, a sua responsável que começou por nos contar um pouco da história deste parque ao longo destas quase duas décadas de vida.

Ana Paula começa por nos contar como surgiu a ideia “nasceu de uma ideia minha e do meu marido que rapidamente toda a família abraçou mas para a implementação da mesma foi essencial a ajuda do meu sogro, detentor da propriedade e o meu pai que tinha o No-Own, pessoas importantes que lembramos sempre, em especial no dia de hoje.”

O percurso deste Parque faz-se também através de uma “equipa extraordinária que por aqui tem passado ao longo destes anos, muitos funcionários, muitos estagiários, muitas pessoas dedicadas à conservação da natureza e que se conectam muito bem com animais.”

O Parque Monte Selvagem é hoje um Parque de referência e entre as inúmeras atratividades que tem, a sua proprietária destaca “a biodiversidade natural do Parque, implementado num montado de sobreiros alentejanos, os animais que temos, o facto de ser todo visitado a pé onde as pessoas andam livremente e vão encontrando animais, a quintinha, são tudo factores que atraem muitas pessoas a este espaço.”

Aqui aprende-se a brincar e isso faz com que o espaço seja muito apreciado em especial pelas crianças mas este é um espaço ideal para dias em famílias.

Nestes 19 anos de vida nem tudo tem sido fácil. A maior dificuldade é o problema de se tratar de uma atividade sazonal explica Ana Paula por que “em cinco meses do ano temos que fazer 80% da faturação e nos restantes meses do ano as despesas continuam a existir ”. A única fonte de receita é a verba angariada na bilheteira, Bar e loja de recordações o que obriga a “uma gestão bastante eficaz para se conseguir manter e ao mesmo tempo fazer crescer o Parque. É uma luta.”

As dificuldades agravaram-se na Pandemia de Covid 19 e ainda hoje se trabalhar para compensar esses tempos. Ana Paula recorda, com tristeza “nessa altura, ver os baloiços a abanar sem ninguém, ver o parque vazio, foi uma grande tristeza.”

Passados tempos mais conturbados, o Parque reabriu e está agora a funcionar em pleno. Desafiámos a sua proprietária a deixar o convite às famílias para visitarem este espaço. Começa por sublinhar “quem quiser passar um dia na natureza, ver muitos animais diferentes, bonitos, passar um dia em família, divertir-se e ser feliz, venha visitar-nos.”

Ana Paula conclui confidenciando-nos que o Monte Selvagem é “um projeto de coração, onde o Amor tem vencido, é um projeto FILHO, mérito de todos nós e do carinho e amor diário que lhe temos.”

Fruto do sonho de uma família e do trabalho dedicado de muitos, trabalha em rede com a comunidade global de zoos e aquários, com a comunidade científica (Universidades e escolas em geral), com os representantes das comunidades locais, agências governamentais, gestores da vida selvagem e outras organizações conservacionistas, sempre pelo grande objectivo comum a todos: CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES, isto é, a manutenção de populações viáveis em ecossistemas naturais saudáveis!

 

Populares