15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Montemor: “A bolota está cheia de potencialidades. Os produtores e a restauração devem reaproveitá-la” diz Vereador António Xavier(c/som)

O Município de Montemor-o-Novo promove a partir de amanhã e até ao dia 27 de março a VI Semana da Bolota, numa verdadeira celebração do Montado e da bolota com a partilha de sabores e de saberes.

Durante estes dias, é possível conhecer a diversidade dos produtos de bolota com a mostra/venda no Mercado Municipal, realizar caminhadas, fotografar o montado e deliciar-se com uma das iguarias da gastronomia alentejana – o Pão de Bolota, que poderá encontrar nos estabelecimentos aderentes.

À margem da participação do Município de Montemor-o-Novo na Bolsa de Turismo de Lisboa, a Rádio Campanário falou com o Vereador António Xavier a propósito deste evento.

O vereador da autarquia começou por nos referir “aconselhamos a consumir bolota porque de facto é um fruto que não está só relacionado com a agricultura; é também um superalimento.”

O Vereador acrescentou ainda que este produto “pode ser utilizado na doçaria, nas nossas migas, em vários pratos e pode ser provado nas pastelarias, nos restaurantes que aderiram e que foram bastantes.”

A bolota, de acordo com o autarca, pode ser utilizada em “diferentes produtos” ressalvando ainda que este é um “fruto que é pouco utilizado por nós, mas que na nossa antiguidade era bastante consumido e é um produto cheio de potencialidades.”

Questionado se ainda existem muitos produtores de bolota, o Vereador António Xavier adiantou “nós estamos cheios de produtores de bolota porque o sobreiro e a azinheira está em todo o lado”. Ainda assim, refere, “o produtor, do ponto de vista pecuário não está muito orientado para reaproveitar e aproveitar a bolota, a, mas estamos a tentar sensibilizar nesse sentido.”

Assim, até ao próximo dia 27 de março, este produto, será apresentado com inovação à mesa, onde os restaurantes e pastelarias se unem com o objetivo de proporcionar experiências únicas, com este produto.

Após a degustação, o município oferece ainda, um património natural e cultural a todos os que queiram descobrir e apreciar.

 

 

 

Populares