37.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Morreu a Estremocense Teodora Cardoso, Presidente do Conselho de Finanças Públicas!

@dn

Morreu Teodora Cardoso, economista natural de Estremoz.

Licenciou-se em Economia, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG), tendo feito uma parte substancial da sua carreira no Banco de Portugal, onde ingressou em 1973, inicialmente como técnica do Departamento de Estatística e Estudos Económicos, que veio a dirigir. Em Junho de 2008 foi nomeada para o conselho de administração, onde permaneceu até Fevereiro de 2012.

Maria Teodora Osório Pereira Cardoso foi uma economista portuguesa. Foi a primeira mulher a fazer parte da administração do Banco de Portugal. Entre 2012 e 2019 foi presidente do Conselho de Finanças Públicas, organismo responsável pela fiscalização do cumprimento das regras orçamentais em Portugal​.

Morreu aos 81 anos de idade. Em nota enviada à nossa redação , o ministro das Finanças e a equipa do Ministério das Finanças lamentam profundamente a morte de Teodora Cardoso, um exemplo e uma economista incontornável na história da democracia portuguesa.

Teodora Cardoso representou e continuará a representar um referencial de seriedade, rigor e exigência não só para economistas, como para todos os envolvidos no desenho e implementação de políticas públicas.

Entre os valiosos contributos que ofereceu à causa pública destaca-se, nos últimos anos, a presidência do Conselho de Finanças Públicas, organismo do qual foi fundadora, pugnando pela defesa de princípios de transparência, independência, sustentabilidade e responsabilidade na condução da política orçamental.

Neste momento de consternação e homenagem, o ministro das Finanças e a equipa do Ministério das Finanças apresentam sentidos pêsames a toda a família e amigos.

Populares