10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Moura: Freguesias de Póvoa de São Miguel e Amareleja exigem construção de Bloco de Rega

Agroportal

As Juntas de Freguesia da Póvia de São Miguel e Amareleja, no concelho de Moura, no distrito de Beja, uniram-se para exigir a construção do Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja.

Segundo a Planície, em comunicado, estas duas Juntas de Freguesia do Concelho de Moura mostram os factos com uma cronologia de garantias da EDIA e da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes sobre o avanço da obra, que até à data não se concretizou.

Em comunicado, citado pela Planície, as Juntas de Freguesia referem que, a 8 de setembro de 2018, o ex-Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, “por ocasião da tradicional Feira de Setembro/Moura fez a apresentação pública do denominado Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja”. À data de 29 de dezembro de 2021,  informam que o presidente da EDIA, José Pedro Salema, “anuncia que os blocos de rega vão avançar, sendo que o aviso de obras virá no dia 10/1/2022. Contudo, o Bloco Moura/Póvoa/Amareleja vai sofrer alguns cortes, já que estavam previstos 10.000 hectares e passarão a ser de ca. de 8.000 ha. O motivo prende-se com subida muito dramática do custo das obras”.

A 3 de maio de 2022, segundo a Planície, a garantia de Maria do Céu Antunes sobre o Plano Nacional de Regadio foi a de que o Bloco Moura/Póvoa/Amareleja seguiria em frente. “É um compromisso e palavra dada é palavra honrada” e, já no final do mês de maio o assunto do Bloco de Rega voltou a ser falado, desta vez pelo presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, José Duarte que, segundo o comunicado citado pela Planície, refere que “mostrou a inquietação relativamente à separação do Bloco de Moura, cerca de 2.500 ha. que avança em 1ª fase. Sendo que o Bloco Póvoa/Amareleja, cerca de 7.500 ha, avançará em 2ª fase, prevista para 2025 e com conclusão para 2027″.

As Juntas de Freguesia de Póvoa de São Miguel e Amareleja, no concelho de Moura, chamam a atenção de várias entidades para que o Bloco de Rega Moura/Póvoa/Amareleja não se fique pelo papel e seja feita alguma coisa em concreto.

 

Leia a notícia completa em: A Planície

Populares