12.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Reguengos de Monsaraz vai acompanhar os beneficiários do Rendimento Social de Inserção

As competências na área da ação social que foram descentralizadas pelo Instituto da Segurança Social começam a ser executadas no dia 1 de fevereiro pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. O pedido do Rendimento Social de Inserção (RSI) vai continuar a ser efetuado nos serviços da Segurança Social e após a sua aprovação a autarquia terá a competência de celebrar e acompanhar os contratos de inserção dos beneficiários, de forma a promover a sua autonomia e inserção social e profissional.

 

Este acompanhamento dos beneficiários do RSI deixará assim de ser feito pela Segurança Social e vai passar a realizar-se no Serviço de Ação Social da câmara municipal, localizado na antiga estação dos caminhos de ferro da cidade, para que exista uma maior proximidade aos cidadãos.

 

Também nesta área, a autarquia, enquanto entidade promotora, assinou no dia 20 de janeiro um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz para manter o funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) nesta instituição. Este serviço está direcionado para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, de exclusão e de emergência social, realizando o atendimento e acompanhamento através de uma intervenção de proximidade.

 

O SAAS tem como objetivos apoiar em situações de vulnerabilidade social, prevenir condições de pobreza e exclusão e informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os serviços e organismos da administração pública. O serviço visa ainda assegurar o acompanhamento do percurso de inserção, mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional, mas também contribuir para a aquisição e aumento de competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e potenciando as redes de suporte familiar e social.

Populares