5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Vila Viçosa entregou Prémio de Pintura Henrique Pousão. Tiago Costa foi o vencedor (c/som e fotos)

Decorreu na tarde de domingo, dia 20 de novembro, no Cine Teatro Florbela Espanca em Vila Viçosa, a entrega do Prémio de Pintura Henrique Pousão, instituído pela Câmara Municipal de Vila Viçosa.

O Prémio tem como objetivo, estimular os artistas locais e regionais, a atividade cultural na área da pintura e, sobretudo, evocar as grandes figuras calipolenses, como é o caso singular de Henrique Pousão.

O Prémio tem um valor de 2.500,00 € e contempla total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

Na edição de 2016 do Prémio de Pintura Henrique Pousão, ilustre pintor calipolense e proeminente figura da arte e da cultura do século XIX, o vencedor foi Tiago Costa de Évora.

À reportagem da Rádio Campanário, o presidente da autarquia calipolense, Manuel Condenado, referiu que o objetivo do concurso, como diz o regulamento, “é incentivar as artes, os artistas locais e regionais e homenagear a figura, ilustre calipolense, o pintor Henrique Pousão”.

Salienta que este ano, “deu-se a feliz coincidência de o vencedor ser um jovem”, tendo sido realçado no discurso que, “foi atribuída uma Menção Honrosa e deu-se os parabéns porque é importante, com tantos obstáculos que há, que haja alguns incentivos, alguns estímulos para que os artistas locais e regionais possam desenvolver a sua atividade”.

Apesar de o Prémio se destinar aos residentes na região Alentejo, a autarquia não descarta a possibilidade de futuramente vir a ser alargado a outras zonas do país, já que tem havido interessados em participar. Manuel Condenado diz que “o Prémio está com algum prestigio”, tem mais de 30 anos, sendo bienal, “e em principio, se continuar a haver essa procura e essa vontade de participação a outros níveis, teremos que reequacionar e rever o regulamento e alargar o âmbito territorial e alterar algumas clausulas, designadamente o valor do Prémio que teria que ser de âmbito nacional”.      

Todas as obras concorrentes ficarão expostas ao público até ao dia 4 de dezembro, na galeria do Cine Teatro Florbela Espanca em Vila Viçosa.

 

Populares