21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu Biblioteca da Casa de Bragança regista menos visitantes mas conquista novos mercados

Amanhã, dia 18 de maio, é assinalado por todo o país o Dia Internacional dos Museus sob o tema “Museus: Memória + Criatividade = Mudança Social”, com entradas gratuitas para cerca de 400 atividades dirigidas a vários públicos, nos museus tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural. Para o mesmo dia está convocada greve de trabalhadores dos museus, devido à quebra das remunerações nas horas extraordinárias e falta de pessoal a trabalhar na área. À Rádio Campanário, Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, disse que apesar dos trabalhadores na instituição não atravessarem as mesmas dificuldades, compreende a greve convocada para amanhã, dizendo que é com muita apreensão que olha para o futuro dos colegas.

Maria de Jesus Monge falou-nos das atividades patentes no museu em Vila Viçosa, tal como as iniciativas programadas para o futuro, salientando a importância da memória coletiva e do património enquanto elos de coesão e dinamizadores do turismo, cada vez mais importante no Alentejo. Ainda assim, a responsável referiu que se tem registado uma diminuição no número de visitantes ao Castelo e Palácio, sendo que agora as escolas, ausentes no início do ano letivo, começam a voltar, confirmando-se também um crescimento no mercado estrangeiro, com destaque para a conquista de novas nacionalidades e retrocesso no marcado espanhol. A diretora falou ainda dos quatro coches que há um mês saíram de Vila Viçosa.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/dia%20internacional%20ds%20museus%20vv_17maio.MP3{/saudioplayer}

É amanhã, dia 18 de maio, que uma centena de museus da Rede Portuguesa de Museus (RPM) participam no evento instituído em 1997 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

Populares