10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu da Tapeçaria de Portalegre destaca papel da mulher na arte têxtil contemporânea!

O papel da mulher na arte têxtil contemporânea é o mote para duas exposições que vão poder ser apreciadas no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, a partir de quinta-feira, anunciou hoje a câmara municipal.

A inauguração das exposições “Arte no Feminino – Em Ponto de Portalegre” e “Arte no Feminino – Conceber e Tecer, Tecer e Conceber” está agendada para as 18:00, ficando as iniciativas patentes ao público até ao dia 31 de dezembro.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Portalegre resumiu que, sob “um denominador comum, a Arte no Feminino”, as duas exposições “sublimam o papel da mulher na arte têxtil contemporânea”.

A mostra “Arte no Feminino – Em Ponto de Portalegre”, com curadoria de Vera Fino e Maria João de Melo, vai exibir tapeçarias e cartões da autoria de cerca de 20 artistas, como Vieira da Silva e Joana Vasconcelos.

A objetivo passa por homenagear as pintoras e as tecedeiras, recordando o papel da própria Manufatura das Tapeçarias de Portalegre na promoção e na projeção destas artistas e das suas obras pelo mundo, disse o município.

Quanto à outra exposição, conta com a curadoria de Ana Maria Gonçalves e vai exibir trabalhos de tapeçaria contemporânea, num “registo de maior liberdade criativa”, com recurso a formas mais soltas e orgânicas e a materiais alternativos”, indicou.

No total, vão estar reunidos trabalhos de 34 artistas, com destaque para Gisella Santi, Maria Flávia Monsaraz e Vanessa Barragão.

A iniciativa “recupera o percurso artístico das primeiras mulheres que usaram a tapeçaria como forma de emancipação e de afirmação”, segundo a autarquia.

”Vai buscar as precursoras de movimentos associativos que trabalharam e desenvolveram a arte da lã em diferentes variáveis e segue o rasto dos nomes que, aos dias de hoje, se evidenciam nesta área”, acrescentou.

C/Lusa

Populares