16.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo: Mostra Gatronómica encerra 5ª edição do Sabores e Saberes de Outras Gentes (c/som e fotos)

O Pavilhão de Exposições de Redondo acolheu a cerimónia de encerramento do festival de Saberes e Sabores de Outras Gentes que decorreu , entre os dias 15 e 29 de maio, em vários espaços culturais da vila.

Ao londo de duas semanas foram promovidos vários espetáculos musicais, workshop´s, ciclos de cinema, missa, mostras de artesanato e gastronomia dando a conhecer as tradições e costumes dos 15 países que têm expressão e representantes residentes na vila de Redondo.

A Rádio Campanário acompanhou a sessão e esteve á conversa com uma das mentoras deste certame, Luísa Calapez, que nos revelou que “ este projeto surgiu porque nos anos 90 e 2000 começaram a vir muitos imigrantes para o concelho de Redondo e muitas vezes procuravam-me porque eu falo russo e aí surgiu a necessidade de fazer qualquer coisa para eles se integrarem na comunidade, não só para  eles se conhecerem entre eles como também para que os municípes de Redondo pudessem conhecer um pouco da cultura dos outros países”.

Segundo a mentora esta iniciativa “foi criada há cinco anos, portanto, eles já sentem esta festa como deles(…) visto que foi a partir deste evento que se criaram vários laços de amizade que acho que vão perdurar pela vida toda mesmo que eles um dia abalem para os seus países vão deixar saudades”.

Para Luísa Capelez “ nós não devemos discriminar ou ter medo do que para nós é estranho porque os portugueses também imigraram nos anos sessenta e nós gostamos que eles se sintam em casa”.

No que concerne á adesão a este evento, destacou que “ as pessoas aderem principalmente quando se trata de mostras gastronómicas porque toda a gente gosta de comer mas o importante é de salientar que as pessoas já se sentem todas como uma família”.

Populares