18.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu de Aljustrel apresenta artefacto com 4 mil anos retido “indevidamente” por um particular durante anos

Uma estela funerária da Idade do Bronze passará a integrar o espólio do Museu Municipal de Aljustrel, no seguimento de contrato celebrado com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A apresentação pública do artefacto será no referido museu a 10 de janeiro, pelas 18h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, da diretora Regional de Cultura do Alentejo e do responsável pelo achado.

A lápide de pedra (utilizada em enterramentos de chefes guerreiros e religiosos) é de elevado valor arqueológico, quer pelo reduzido número de estelas que se conhecem do Bronze Médio, quer pela variedade de motivos decorativos que apresenta, avança a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Recorde-se que a estela em questão foi encontrada na freguesia de S. João de Negrilhos, em Aljustrel, no verão de 2003, por um trabalhador agrícola. O artefacto foi recuperado depois de o Estado ter intentado um processo judicial contra um arqueólogo que detinha indevidamente a peça, tendo esta sido reavida já em fase de execução de sentença face à recusa de entrega do mesmo.

 

Populares