34.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ninhos de abutre-preto aumentam na Herdade da Contenda em Moura

Em Portugal estimam-se que existam entre 78 a 81 casais de reprodutores de abutre-preto.

A informação é avançada pelo projeto LIFE Aegypius Return que tem como objetivo assegurar a continuidade desta espécie no País.

Considerada como uma das espécies em perigo, depois de ter sido dada como extinta em 1970, o abutre-preto regressou e “distribui-se atualmente em quatro colónias ao longo da fronteira leste com Espanha”.

Em 2022, apenas cerca de 40 casais nidificantes tinham sido identificados no país e destas, em 2023, nasceram 50 crias mas apenas entre 35 e 37 terão sido recrutadas para a população.

A população portuguesa está organizada em quatro colónias ao longo da fronteira leste com Espanha.

Segundo os dados agora divulgados pelo Projeto, três casais nidificam no Parque Natural do Douro Internacional, 14 na Serra da Malcata, 44 a 46 no Parque Natural do Tejo Internacional e 17 a 18 na Herdade da Contenda, concelho de Moura, Alentejo.

De acordo com o mesmo estudo, na Herdade da Contenda registaram-se 12 posturas, das quais resultaram cinco crias voadoras.

Para os especialistas do projeto LIFE Aegypius Return, “o significativo aumento do número de casais traz renovada esperança para o futuro da espécie em Portugal”.

Fonte: Projeto LIFE Aegypius Return

Populares