15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova versão do cartão de cidadão arranca esta terça-feira, com mais segurança física e eletrónica

Arranca esta terça-feira, 11 de junho, a nova versão do Cartão de Cidadão.

Anunciada pelo Governo em março deste ano, esta nova versão do documento de identificação começa a aser emitido esta terça-feira.

A nova versão do documento  oferece um aumento de segurança ao seu titular, através de inovações físicas, eletrónicas e digitais no cartão.

Para além de ser mais seguro, esta nova versão apresenta também algumas novidades visuais como uma fotografia maior e o chip eletrónico contactless no verso do cartão.

O Governo alerta contudo que quem já tem este documento não  vai precisar de trocar o seu atual Cartão de Cidadão para o novo, a não ser quando tiver de o renovar por prazo de validade, perda, furto ou danos.

O novo cartão vai ter um chip sem contacto (contactless), que dispensa a utilização de leitor de cartões smartcard, permitindo assim a utilização do CC em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado.

As funcionalidades do Cartão de Cidadão poderão aumentar no futuro, uma vez que , tal como o Governo anunciou, poderá o mesmo vir a ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país ou ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.

Populares