9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Novo Aeroporto : Vendas Novas considerada a opção “mais favorável” por Organizações Ambientalistas

A nova localização para o novo Aeroporto continua a ser um dos temas que marca a atualidade.

Depois de ter terminado o período de consulta pública do relatório preliminar da Comissão Técnica independente, o que aconteceu na passada sexta-feira, continua a discutir-se qual será a melhor localização para este novo aeroporto.

De referir que, nos temos do relatório preliminar elaborado pela Comissão Técnica Independenete(CTI) e divulgado a 05 dezembro, das nove opções inicialmente avançadas , Alcochete foi apresentada como a mais vantajosa seguida de Vendas Novas, ambas na modalidade dual, passando depois para aeroporto único.

Discordam desta conclusão cerca de nove organizações ambientalistas que, através da elaboração de um parecer conjunto, e em sede desta consulta pública, consideram que a localização de Vendas Novas para o novo aeroporto de Lisboa é a “mais favorável” em termos ambientais e de saúde pública.

Neste parecer, e de acordo com a informação avançada pelo Diário de Notícias, é ainda considerada a localização de Montijo como “inviável”.

Os Ambientalistas destacam Vendas Novas como sendo a melhor opção pela sua “excepcional dimensão florestal e dos recursos hídricos superficiais” assim como pelas condições de segurança e navegabilidade aérea.

O parecer foi subscrito pela Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem), Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (ANP|WWF), A Rocha – Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente e FAPAS — Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade.

Terminado o prazo de consulta pública, a comissão técnica Independente terá que elaborar o relatório final, relatório este que servirá de base para a decisão da localização do novo aeroporto, decisão da responsabilidade do Governo português.

Populares